Compsis aprimora o Sistema de Gestão de Ativos Operacionais


O sistema "Gestão de Ativos Operacionais", que tem como objetivo melhorar o desempenho de uma frota mediante o monitoramento da operação e treinamento dos operadores, proporcionando economia real com a agilidade nos processos e redução das despesas com insumos e manutenção.

O produto faz referência à aplicação da tecnologia embarcada e à telemetria. A tecnologia permite o aumento da disponibilidade dos equipamentos via gestão "online", intervenções no trabalho com a possibilidade de interagir durante as operações e a economia em equipamentos pelo aumento da durabilidade e diminuição das necessidades de manutenções.

Entre suas aplicações está a missão de rastrear informações dos ativos em operação, com rapidez e segurança, para que se tenha controle das operações, agilidade e redução de custo de seus ativos. Os dados coletados estão divididos em quatros grupos: apontamento das ocorrências; informações relativas ao abastecimento de combustíveis e lubrificantes; telemetria (informações relacionadas à dirigibilidade dos operadores), e informação do geoposicionamento dos equipamentos.

O sistema compreende a captura das informações pelo computador de bordo (CDBs) embarcado no ativo. Após a coleta dos dados, os mesmos são transmitidos via rádio aos computadores da empresa, que recebem e transmitem, via internet, para o datacenter. Para atualização de cadastros e tabelas o processo é inverso. Na opção de comunicação através do GPRS, telefonia celular, as informações colhidas nos CDBs são enviadas diretamente ao datacenter em tempo real.

Os benefícios esperados com a tecnologia são: facilidade para se localizar e alocar equipamentos; gestão do abastecimento de combustíveis e lubrificantes; inibição de possíveis desvios de combustíveis; gestão da produtividade das frentes de trabalho; ação sobre os desvios em tempo de execução; eliminação de erros de digitação e de papel; economia de combustível e frequência de manutenções por meio do controle de dirigibilidade.




Compsis aprimora o Sistema de Gestão de Ativos Operacionais
Logo - Compsis