Tecnologia RFID nos Estacionamentos: mais Segurança para o usuário e administrador


A tecnologia RFID é usada em todas as áreas que necessitam da captura automática de dados, permitindo a identificação de objetos sem contato físico, via rádio-freqüência, com aplicações que variam de sistemas de pagamento via Internet, seguros, a automatização industrial e o controle de acesso.

Os apelos da tecnologia RFID para estacionamento são instigantes. As etiquetas com microchip colocadas nos veículos funcionam como uma espécie de documento de identificação com informações sobre seus créditos, débitos, licenças de entrada, período de permanência e tipo de contrato (avulso ou mensal).

É cada vez mais intensa a aplicação das novas tecnologias sem fio na sociedade atual, fato que tem provocado muitas mudanças nos hábitos e no comportamento das pessoas. A simples rotina de pagar a conta do estacionamento com um cartão de crédito, entregando esse cartão para que seja passado por uma leitora magnética, pode estar chegando ao fim.

Dentre as variadas aplicações para etiquetas RFID, as de maior destaque já desenvolvidas pela COMPSIS são exatamente as de pedágio e estacionamentos, utilizando sistemas semelhantes.

A tecnologia já é comum nos pedágios brasileiros. Atualmente, estamos implantando o mesmo sistema nos pedágios da Índia e Nigéria em que os carros não precisam parar, pois um cartão provido com o microchip RFID é colocado no pára-brisa do veículo e este tem seu código de identificação reconhecido pelas antenas ou leitoras eletrônicas localizadas nas cabines de cobrança. Uma vez reconhecido como código válido, a passagem é liberada.

Esse mesmo sistema, implantado nos estacionamentos é um sucesso de adesão dos usuários, principalmente os corporativos.




Logo - Compsis